Conferência: Vale a Pena Votar?

por Bruna Rodrigues


No dia 30 de outubro, às 14h, na sala 3 do Prédio da Pós-graduação do ICHS, acontece a Conferência Vale a pena votar? O evento, organizado pelo Departamento de Filosofia e o Grupo de Pesquisa Contratualismo Moral e Político (CNPq), contará com a presença do doutorando Fabrício Pontin, do Departamento de Filosofia da Southern Illinois University (Carbondale, USA).

O pesquisador, atualmente concentra-se no estudo da epistemologia moral e como a fenomenologia pode contribuir para o debate em curso sobre os fatos morais, facticidade e obrigações. Em sua dissertação, ele pretende argumentar que uma investigação fenomenológica sobre as questões de apresentação, representação e protensão oferece insights decisivos para a nossa constituição como órgãos políticos.
A conferência tratará de algumas contradições inerentes à democracia e ao reducionismo do exercício democrático pela ação de votar. Além disso, serão discutidas as motivações econômicas para a votação e algumas questões como a apatia em relação ao processo eleitoral, o ceticismo institucional e o voto de protesto.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages